Robot portuense foi o primeiro a explorar a gruta inundada mais profunda do mundo

Robot portuense foi o primeiro a explorar a gruta inundada mais profunda do mundo
| Porto
Porto Canal

O robot desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC) do Porto foi o primeiro veículo autónomo subaquático a chegar aos 450 metros da gruta inundada mais profunda do mundo. O equipamento fez um mapa a três dimensões do local e recolheu dados de parâmetros da água.

Tal como noticia a autarquia portuense, depois de várias expedições, Alfredo Martins, Carlos Almeida, Eduardo Soares, Pedro André Peixoto e Ricardo Pereira levaram o robot do INESC-TEC a “explorar a caverna, com sucesso, até aos 450 metros e obter um mapa detalhado, algo que não era possível anteriormente”. O recorde anterior pertencia a outro robot subaquático que tinha mergulhado até aos 404 metros da gruta, mas foi agora batido pelo UX-1Neo e pelos investigadores do instituto portuense no âmbito do projeto Unexup.

Sendo um dos mais evoluídos do mundo, o UX-1Neo, explicou o INESC-TEC, que este equipamento “efetua missões de exploração de forma completamente autónoma e com um posicionamento preciso, características únicas que podem ser utilizadas dependendo da missão ou do seu risco”.

O instituto destacou ainda que a tecnologia utilizada permitiu mapear “em dois dias de mergulhos, o que tem sido feito nos últimos 50 anos”. “Este projeto pretende criar um novo serviço de mapeamento de minas, baseado numa nova classe de robôs subaquáticos autónomos com capacidade para explorar até mil metros de profundidade, obtendo informação relevante como o estado estrutural e mapa das mesmas (permitindo saber se existiram derrocadas ou outros problemas) e informação geológica importante para determinar a existência de recursos minerais com interesse económico, que de outra forma seria mais difícil e perigoso obter ou teria custos mais elevados”, avançou o INESC-TEC à autarquia portuense.

O Unexup é financiado pelo EIT Raw Materials, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, em cerca de 2,9 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Trânsito no Porto. Os locais a evitar neste final de semana

Esta sexta-feira, o trânsito no Porto está a provocar alguns constrangimentos aos automobilistas que tentam circular na cidade.