Parque eólico de Mirandela avança em Setembro

| Norte
Porto Canal

Os trabalhos de instalação do Parque Eólico de Mirandela, numa área que abrange a serra de Santa Comba e de Passos, nas freguesias de Lamas de Orelhão e Passos, vão arrancar em Setembro e devem estar concluídos em dezembro de 2023, representando um investimento privado de 30 milhões de euros.

12 anos depois de apresentado o projeto está pronto a avançar, com vista à construção do Parque Eólico de Mirandela, numa área que abrange a serra de Santa Comba e de Passos. Após alguns avanços e recuos, em Setembro arrancam os trabalhos para a instalação.

Como contrapartida financeira, a Câmara de Mirandela vai receber um milhão e meio de euros. Para além disso, o Município mirandelense tem direito a 2,5% da receita bruta anual que a empresa terá com a venda da produção de energia,

A principal preocupação tem sido as gravuras rupestres descobertas na serra, mas a autarquia acredita que as duas situações são compatíveis e na aldeia de Lamas de Orelhão a população está tranquila com o processo.

A principal preocupação é garantir que este projeto vai resultar em investimento na freguesia.

As obras deverão estar concluídas em dezembro de 2023, representando um investimento privado de 30 milhões de euros.

Vão ser instalados seis aerogeradores com 100 metros de altura e com capacidade para produzir 25 megawatts de energia elétrica.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).