Parque eólico de Mirandela avança em Setembro

| Norte
Porto Canal

Os trabalhos de instalação do Parque Eólico de Mirandela, numa área que abrange a serra de Santa Comba e de Passos, nas freguesias de Lamas de Orelhão e Passos, vão arrancar em Setembro e devem estar concluídos em dezembro de 2023, representando um investimento privado de 30 milhões de euros.

12 anos depois de apresentado o projeto está pronto a avançar, com vista à construção do Parque Eólico de Mirandela, numa área que abrange a serra de Santa Comba e de Passos. Após alguns avanços e recuos, em Setembro arrancam os trabalhos para a instalação.

Como contrapartida financeira, a Câmara de Mirandela vai receber um milhão e meio de euros. Para além disso, o Município mirandelense tem direito a 2,5% da receita bruta anual que a empresa terá com a venda da produção de energia,

A principal preocupação tem sido as gravuras rupestres descobertas na serra, mas a autarquia acredita que as duas situações são compatíveis e na aldeia de Lamas de Orelhão a população está tranquila com o processo.

A principal preocupação é garantir que este projeto vai resultar em investimento na freguesia.

As obras deverão estar concluídas em dezembro de 2023, representando um investimento privado de 30 milhões de euros.

Vão ser instalados seis aerogeradores com 100 metros de altura e com capacidade para produzir 25 megawatts de energia elétrica.

+ notícias: Norte

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado um cabo elétrico, disse fonte dos bombeiros.

Câmara de Valongo vai contrair empréstimo de 1,8ME para acabar Oficina do Brinquedo

A Câmara de Valongo aprovou terça-feira, com a abstenção do PSD, contrair um empréstimo de médio/longo prazo até ao montante de 1.850.934,28 euros para a construção da Oficina do Brinquedo Tradicional Português, indicou o município de maioria socialista.

À 7ª não foi de vez. "Rei dos Catalisadores" volta a ser libertado 

Vítor Macedo, de 30 anos, conhecido como o "rei dos catalisadores", foi detido pela PSP, esta segunda-feira, junto ao Bairro da Pasteleira Nova no Porto. É a sétima detenção desde maio deste ano e, tal como anteriormente, saiu em liberdade.