Europeus2022: Ginástica masculina em busca de experiência competitiva

| Desporto
Porto Canal / Agências

Portugal está representado por uma equipa masculina nos Europeus multidesportos de Munique, na Alemanha, cujo objetivo principal passa por conferir mais maturidade a uma formação "constituída por ginastas muito jovens".

"Ainda é um pouco cedo para se pensar a este nível [finais]. O objetivo passa por dar mais uma experiência competitiva a estes ginastas e preparar esta equipa para o Campeonato da Europa de 2023, que se realiza no mês de abril, e tentar o apuramento para o Campeonato do Mundo desse mesmo ano com uma equipa completa e, daí, partirmos para o objetivo principal do ciclo, que são os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris", disse José Augusto Dias, treinador da seleção nacional, à agência Lusa.

O treinador luso sublinhou que a equipa sénior "é constituida por ginastas muito jovens, pelo que a sua experiência e maturidade competitiva ainda não é aquela que permita colocar uma fasquia muito elevada no que diz respeito a alcançar resultados que lhes possam dar um pódio".

"No entanto, estes jovens têm vindo a apresentar uma enorme evolução técnica, este é um trabalho que vem sendo efetuado desde há alguns anos a esta parte e começa-se agora finalmente a acreditar que podemos voltar a ter uma equipa sénior interessante e que a curto/médio prazo pode vir a dar grandes alegrias aos portugueses", acrescentou.

Já quanto às expetativas em relação às finais por equipas, foi claro: "Final de equipas é muito difícil, conseguir estar nas 'top 8' da Europa é um feito que até hoje nunca se alcançou e é muito difícil de atingir por agora. O nosso melhor resultado por equipas num Campeonato da Europa foi um 12.º lugar em Birmingham, em 2010, e voltámos a alcançar esse registo em 2012, em Montpellier".

"Neste momento, creio que será possível voltar em breve a lutar por um 'top 12' europeu. Para este Campeonato da Europa, com um novo modelo de participação no Campeonato do Mundo, na Europa serão diretamente apuradas as 13 primeiras equipas, e esse objetivo não será possível, pelo que o nosso objetivo é garantir uma presença no Campeonato do Mundo, apurando um e, se possível, dois ginastas que é a quota máxima dos lugares disponíveis no que diz respeito aos individuais, mas para isso teremos de estar nos 23 lugares seguintes às 13 equipas apuradas", elencou o técnico.

José Augusto Dias apontou que a tarefa não será fácil: "Não vai ser uma tarefa fácil, porque a concorrência é muito grande, o nível da ginástica artística masculina está cada vez mais alto, mas podemos prometer lutar até ao fim para alcançar o objetivo e ficarmos ainda mais motivados para em abril do próximo ano estar a lutar por um lugar dentro das 13 primeiras equipas, que dará acesso a um lugar no Campeonato do Mundo, com a equipa completa".

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

A seleção portuguesa conquistou até ao momento uma medalha de ouro, através do ciclista Iúri Leitão, que se sagrou campeão europeu de scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.

Programa da ginástica masculina nos Europeus de Munique (horas portuguesas):

- 18 ago (quinta-feira):

12:53: Qualificação masculina - Joel Catarino, Filipe Almeida, Marcelo Marques, Guilherme Campos e José Nogueira.

- 20 ago (sábado):

13:45: Final masculina por equipas (caso Portugal se apure).

- 21 ago (domingo):

12:45: Finais masculinas por aparelhos (caso ginastas portugueses se apurem).

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.