Venezuela regista quase mil assassínios no primeiro semestre

| Mundo
Porto Canal / Agências

A Venezuela registou 950 homicídios no primeiro semestre deste ano, dos quais 330 foram provocados por forças policiais, segundo um boletim divulgado na terça-feira pela organização não governamental (ONG) Observatório Venezuelano de Violência (OVV).

O documento, denominado "Crimes Conhecidos pela Sociedade", relata "620 homicídios dolosos" e "330 mortes por intervenção policial", número registado entre janeiro e junho deste ano através da monitorização de casos noticiados na imprensa de Caracas e em 13 dos 23 estados do país.

O relatório destaca que, além desses assassínios, foram registados outros 1.543 crimes de violência interpessoal, incluindo agressões sexuais, cujas vítimas são na sua maioria mulheres, em muitos casos, meninas e adolescentes.

Sobre a violência de género, detalha que quase 50% das mulheres vítimas de um crime no primeiro semestre sofreram agressão física, enquanto 11% foram abusadas sexualmente e outros 11% correspondem ao total de feminicídios consumados.

Da mesma forma, a OVV aponta que 84% das vítimas conhecidas dos assassínios eram homens, quase todos com idades entre os 20 e 29 anos.

A ONG registou um total de 11.081 mortes violentas em 2021, das quais 3.112 foram homicídios, 4.003 "mortes sob investigação", 2.332 por "resistência à autoridade" e 1.634 são considerados desaparecimentos.

O professor Adrián González, membro da ONG, explicou à agência de notícias Efe que os números mostram uma aparente redução dos homicídios em relação ao mesmo período de 2021, embora, frisou, haja uma "subnotificação" de casos devido à falta de informação oficial.

"Há uma seca de meios [de comunicação]", sublinhou o investigador, lembrando que o boletim da OVV se baseia apenas em crimes noticiados pela imprensa.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.