Populares e ativistas marcaram presença num protesto contra a exploração de lítio na mina do Barroso

| Norte
Porto Canal

Na manhã desta terça-feira, dezenas de populares e ativistas marcaram presença numa manifestação contra a exploração de lítio na mina do Barroso. A arruada simbólica serviu de alerta para os impactos ambientais e para a escassez de água de que a região enfrenta e que a extração mineira pode agravar.

A iniciativa de protesto já tinha arrancado na passada sexta-feira com um acampamento e terminou esta terça-feira com um protesto simbólico, onde dezenas de pessoas bloquearam a porta do escritório da Savannah, empresa que quer avançar com a exploração mineira em Covas do Barroso.

Um ano depois de ter terminado a consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental, a Savannah informou no início de julho ter sido notificada pela Agência Portuguesa do Ambiente para reformular o projeto no prazo de seis meses. A decisão está prevista até março de 2023.

+ notícias: Norte

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.

Homem detido devido a "queima não autorizada" que provocou incêndio florestal em Vila do Conde

Um homem de 65 anos de idade foi detido, esta segunda-feira, em Vila do Conde por incêndio florestal, comunicou a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado enviado às redações.