Farolim da Ínsua assegura o primeiro sinal luminoso da costa portuguesa

| Norte
Porto Canal

Num dos extremos da fortificação que domina a Ilha da Ínsua, no concelho de Caminha, ergue-e o farol da Ínsua. Com apenas seis metros de altura, é crucial para a entrada em segurança na perigosa barra do rio Minho, sendo que assegura o primeiro dos sinais luminosos da costa portuguesa.

Este Farolim insere-se num Forte que foi também estratégico na defesa do território nacional. E no interior do Forte permanecem ainda ruínas de um antigo Convento, um espaço cheio de memória e repleto de património que tem, agora, um projeto ambicioso de reabilitação para fins culturais e turísticos.

De forma a comprovar toda esta beleza natural do farol da Ínsua pode acompanhar o programa "Conversas com História nos Faróis", na próxima quarta-feira.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.