Zona euro regista em junho défice comercial de 24,6 mil ME e UE de 34 mil ME

| Economia
Porto Canal / Agências

A zona euro registou, em junho, um défice de 24,6 mil milhões de euros na balança comercial de bens, enquanto no conjunto da União Europeia o défice atingiu os 34 mil milhões de euros, divulga hoje o Eurostat.

De acordo com o serviço estatístico da União Europeia (UE), o défice registado em junho deste ano no comércio internacional de bens do espaço da moeda única contrasta com o excedente de 17,2 mil milhões de euros do mesmo mês de 2021, e o défice das trocas comerciais do conjunto da UE compara com o excedente de 14 mil milhões de euros verificado um ano antes.

Segundo os dados preliminares do Eurostat, as exportações de bens da zona euro para o resto do mundo atingiram em junho os 252,2 mil milhões de euros, um avanço homólogo de 20,1% (em junho de 2020 haviam sido de 210 mil milhões de euros), mas as importações cresceram de forma ainda mais acentuada, de 192,9 mil milhões para 276,8 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 43,5% na comparação homóloga.

O gabinete oficial de estatísticas aponta que quase todos os Estados-membros, excetuando Chipre e Dinamarca, registaram fortes aumentos das exportações extra-UE na comparação homóloga, com Eslovénia (109,4%) e Grécia (75,6%) a protagonizarem as principais subidas.

Contudo, também as importações extra-UE tiveram uma evolução semelhante, tendo todos os Estados-membros, à exceção de Letónia e Luxemburgo, registado aumentos homólogos, os maiores dos quais em Chipre (130,1%) e Grécia (100,4%).

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.