Autarca da Guarda diz que fogo em Aldeia Viçosa está "descontrolado"

Autarca da Guarda diz que fogo em Aldeia Viçosa está "descontrolado"
| País
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou em Mizarela, pelas 15:36, está "descontrolado, tendo em conta os ventos fortes e a localização na encosta", admitiu à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal da Guarda.

"O incêndio está descontrolado, como já todos demos conta. O incêndio entrou em Aldeia Viçosa e está a caminhar para Mizarela e Vila Cortês [do Mondego]. Os ventos são muito fortes e está muito difícil e complicado, porque o incêndio é numa encosta", explicou Sérgio Costa.

Segundo o autarca, "foi um incêndio que sofreu uma propagação muito rápida" e, por isso, foram evacuadas "logo quase desde o início a povoação de Soida, assim como a praia fluvial de Aldeia Viçosa".

"Entretanto, tivemos de retirar também um grupo de campistas de 60 pessoas do parque de campismo de Mizarela, que estão a ser levadas para a Guarda. Vamos continuar a vigilância, porque o lar da Aldeia Viçosa esteve quase a ser evacuado, mas não foi", acrescentou.

Sérgio Costa disse ainda à agência Lusa que "a qualquer momento tudo pode mudar, porque está tudo muito incerto, tendo em conta o vento forte que se faz sentir" na região.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, António Pereira, explicou à agência Lusa que o incêndio "está com duas frentes ativas, uma para o lado de Vila Cortês do Mondego e outra para o lado da Aldeia Viçosa e Pero Soares".

"Devido à intensidade do vento, as frentes evoluiram com bastante intensidade e causaram algum problema na periferia das habitações. Para já, não há reporte de qualquer dano estrutural", contou.

António Pereira acrescentou ainda que a "única informação" de que dispõe é da queda no teatro de operações de um bombeiro voluntário da Guarda, com "um possível traumatismo num membro inferior".

Segundo disse à agência Lusa o comandante regional do Centro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, António Ribeiro, "este incêndio é totalmente independente do outro que esteve ativo ao longo da semana" na serra da Estrela.

"Este incêndio começou em Mizarela, junto às eólicas de Celorico da Beira, e desceu a encosta até ao rio Mondego", no lado do concelho da Guarda, acrescentou o comandante António Ribeiro.

Segundo o CDOS, o alerta foi às 15:36 e no local, às 19:40, estavam 228 operacionais apoiados por 50 veículos e 10 meios aéreos.

+ notícias: País

Internamentos e óbitos causados pela gripe estão subnotificados

Os casos de internamentos por gripe em Portugal estão subnotificados, assim como as mortes causadas pela doença, segundo um estudo que analisou durante uma década o peso das hospitalizações e da mortalidade provocada pela gripe.

D. José Ornelas: "Os padres não são uma cambada de pedófilos"

D. José Ornelas garante que não protegeu nenhum abusador de crianças. O alegado encobrimento remete para um caso de 2011 de um alegado abuso de menores num orfanato, em Moçambique. A afirmação do bispo de Leiria-Fátima surge depois do Ministério Público ter confirmado que D. José Ornelas está a ser investigado.

Pilotos dizem que se TAP tem dinheiro para comprar BMW, tem dinheiro para repor condições laborais

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil sugeriu esta quarta-feira à TAP a mesma lógica de “gastar-mais, para poupar”, com que a companhia se defendeu sobre a renovação da frota automóvel corporativa, para a reposição das condições laborais dos trabalhadores.