Justiça argentina recusa pedido da vice-presidente para afastar juiz e procuradores

| Mundo
Porto Canal / Agências

Buenos Aires, 13 ago 2022 (Lusa) - A justiça rejeitou o pedido da vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández, para afastar dois procuradores e um juiz do tribunal que a julga por alegadas irregularidades na adjudicação de obras públicas quando foi presidente, entre 2007 e 2015.

"As ligações pessoais que se pretendem construir entre os três funcionários públicos recusados com membros de um partido político opositor ao dos arguidos carecem de elementos de prova que permitam validar e conferir os elementos jurídicos que se pretende", referem os juízes Jorge Gorini e Andres Basso numa resolução de 19 páginas a que a agência Efe teve acesso.

Um tribunal federal indeferiu na sexta-feira o pedido da defesa da vice-presidente para afastar o presidente do tribunal, Rodrigo Giménez Uriburu e o procurador Diego Luciani, por uma alegada amizade entre ambos, e um segundo procurador, Sergio Mola.

A defesa de Fernández considerou que tanto o juiz como o procurador tinham perdido "objetividade" e "imparcialidade" para conduzir o caso, com base em fotos publicadas na imprensa local, que mostram Uriburu e Luciani a jogar futebol numa quinta do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), que a atual vice-presidente acusa de estar na origem da perseguição judicial contra ela.

"Participar num torneio de futebol não é o mesmo que ser convidado pelo anfitrião para participar num encontro personalizado", indicaram os magistrados no documento.

Um dos advogados de Fernández, Gregorio Dalbon, disse à Efe que a defesa vai recorrer da decisão.

 

EO // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.