Odinga com vantagem ligeira nos resultados parciais das presidenciais do Quénia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nairobi, 13 ago 2022 (Lusa) - O candidato presidencial Raila Odinga, figura histórica da política do Quénia, está ligeiramente à frente do seu principal rival nas presidenciais, William Ruto, segundo resultados oficiais parciais divulgados quatro dias após as eleições.

Ao início da tarde de hoje, Odinga totalizava 52,54% dos votos (2.288.315 votos), contra 46,76% (2.036.795) para Ruto, em 29,92% das assembleias de voto, revelam resultados oficiais divulgados em Nairobi, onde a comissão eleitoral independente (IEBC) está a recolher, contar e verificar os resultados.

Os resultados definitivos deverão ser anunciados o mais tardar em 16 de agosto, como prevê a lei.

Se nenhum dos candidatos recolher mais de 50% dos votos, o Quénia terá de ir, pela primeira vez, a uma segunda volta das presidenciais.

Quatro dias após 22,1 milhões de quenianos terem sido chamados às urnas, o país espera ainda para conhecer o nome do sucessor de Uhuru Kenyatta, que cumpriu dois mandatos desde 2013 e estava por isso impedido de voltar a concorrer.

A lentidão da contagem dos votos começa a exasperar a opinião pública e o presidente da comissão eleitoral, Wafula Chebukati, reconheceu na sexta-feira os atrasos, que atribuiu aos "agentes eleitorais", observadores da sociedade civil que, segundo disse, questionam em demasia os funcionários da instituição, dificultando o processo.

Com quatro candidatos, a corrida eleitoral resume-se no entanto a um duelo entre dois favoritos: Raila Odinga, de 77 anos, veterano da oposição que recebeu o apoio de Kenyatta na sua quinta candidatura à Presidência; e William Ruto, 55 anos e vice-presidente cessante.

Odinga estava à frente nas sondagens nos dias que antecederam a eleição.

Embora o país seja considerado uma ilha de estabilidade numa região instável, os resultados de todas as presidenciais desde 2002 foram contestados, por vezes com violência.

Em 2007-2008, a contestação dos resultados por Raila Odinga levou a confrontos intercomunitários que fizeram mais de 1.100 mortos e centenas de milhares de deslocados, os piores confrontos pós-eleitorais desde a independência do Quénia em 1963.

Este ano, a IEBC está sob uma pressão acrescida devido à anulação, pelo Supremo Tribunal, das presidenciais de 2017 por "irregularidades", uma decisão inédita em África.

Na terça-feira, os quenianos votaram para escolher o seu Presidente para os próximos cinco anos, mas também os governadores, deputados e senadores às duas câmaras do parlamento e mais de 1.500 funcionários eleitos locais.

Para ganhar à primeira volta, um candidato tem de recolher mais de metade dos votos e pelo menos 25% nos votos em mais de metade dos 47 condados do país.

Se não houver um vencedor imediato, haverá uma segunda volta num prazo de 30 dias.

 

FPA // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.