Quatro corpos encontrados após incêndio em depósito de petróleo em Cuba

| Mundo
Porto Canal / Agências

Havana, 13 ago 2022 (Lusa) -- O Ministério da Saúde Pública cubano anunciou o resgate dos restos mortais de quatro bombeiros numa grande instalação de armazenamento de petróleo no oeste de Cuba, atingida por um incêndio.

"Sete equipas de medicina legal e outras especialidades relacionadas entraram no local do incêndio e foram encontrados os primeiros restos ósseos pertencentes a quatro pessoas diferentes", detalhou o ministro da Saúde cubano, José Ángel Portal, na sexta-feira.

O número oficial de mortos sobe assim para seis, com dez bombeiros ainda desaparecidos.

O total de feridos ascende a 132, dos quais 23 permanecem internados, conforme detalhado pela pasta da Saúde num comunicado.

O fogo foi extinto pelo Corpo de Bombeiros de Matanzas na quinta-feira, cinco dias após o início das chamas que destruíram quatro dos oito tanques e obrigaram à retirada de mais de 4.900 pessoas que viviam nas imediações da instalação.

O incêndio deflagrou por volta das 19:00 de sexta-feira (meia-noite em Lisboa), quando um raio atingiu um depósito de combustível, de acordo com relatos dos meios de comunicação locais.

Nessa mesma noite, o primeiro tanque, contendo cerca de 25 mil metros cúbicos de petróleo, explodiu, e por volta das 7:00 de sábado (meio-dia em Lisboa) o segundo, contendo uma quantidade indeterminada de fuelóleo, incendiou-se.

Por volta das 23:30 de domingo (4:30 de segunda-feira em Lisboa), o segundo tanque ruiu, causando uma enorme explosão.

O incêndio também forçou as autoridades a fechar uma importante central termoelétrica após ter ficado sem água, agravando a crise energética que Cuba atravessa.

As quedas de energia - devido a falhas e quebras nas centrais termoelétricas, falta de combustível e manutenção programada - afetam diferentes áreas de Cuba há meses, incluindo, desde agosto, a capital, Havana.

'Apagões', que por vezes duraram mais de 10 horas consecutivas, foram registados em 29 dos 31 dias de julho, segundo dados recolhidos pela agência noticiosa Efe.

Da capacidade total de geração do país de 3.000 megawatts, apenas 1.824 estão atualmente em funcionamento, pelo que se espera um défice de potência de 1.176 megawatts.

Uma manifestação esporádica foi realizada na semana passada em Santiago de Cuba, uma das maiores cidades da ilha, em protesto contra os contínuos 'apagões' e a difícil situação económica que a cidade enfrenta.

VQ (JML/MC) // VQ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.