Crise/Energia: Alemanha vai regular temperatura dos edifícios públicos no inverno

| Mundo
Porto Canal / Agências

O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, anunciou hoje que no inverno os edifícios públicos na Alemanha só serão aquecidos até a uma temperatura de 19 graus Celsius para economizar energia, excetuando hospitais e instalações de caráter social.

"Vamos emitir decretos através da Lei de Segurança Energética", explicou o governante numa entrevista ao jornal "Süddeutsche Zeitung".

Na Alemanha existem, segundo a emissora púbica ARD, um total de 186.000 edifícios públicos.

Reduzir a temperatura interior num grau Celsius economiza em média 6% do gás usado para aquecimento, disse a ARD, citando a Agência Alemã de Energia (DENA, na sigla em alemão).

Robert Habeck adiantou que o seu ministério também vai regular por decreto a supressão da iluminação noturna de monumentos e edifícios únicos, medida que algumas cidades já implementaram, incluindo Berlim.

O ministro mencionou ainda a possibilidade de desligar os sinais luminosos e salientou que são necessárias medidas de poupança também na esfera laboral, assunto para o qual está em contacto com o Ministério do Trabalho e os parceiros sociais.

Em julho, Robert Habeck apresentou um novo pacote de segurança energética em que já antecipava a necessidade de redução do consumo de gás por empresas e habitações em função da restrição de exportações por parte da Rússia.

Nas últimas semanas, vários municípios alemães lançaram várias ideias para economizar gás para o inverno, incluindo o corte de água quente em alguns prédios públicos e a limitação do aquecimento nas escolas a 20 graus Celsius nas salas de aulas e 15 graus Celsius nos espaços verdes.

Os depósitos de gás da Alemanha estão atualmente a quase 75% da sua capacidade, pelo que se espera que o objetivo do Governo de atingir esta marca até 01 de setembro de 2022 seja cumprido.

O Executivo alemão pretende preencher os depósitos em 85% até 01 de outubro e que 95% sejam alcançados até 01 de novembro deste ano.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.