Estónia afirma que pode bloquear o Golfo da Finlândia a navios russos

| Mundo
Porto Canal / Agências

O ministro da Defesa da Estónia, Hanno Pevkur, afirmou hoje que a integração dos sistemas costeiros de mísseis de defesa da Estónia e Finlândia permitirá, se necessário, bloquear o Golfo da Finlândia a navios de guerra russos.

Em entrevista ao diário finlandês Iltalethi, o ministro sublinhou a importância da coordenação destes sistemas face à perspetiva de uma próxima adesão da Finlândia à NATO, uma medida decidida esta semana com o seu homólogo finlandês, Antti Kaikkonen.

"O raio de alcance dos mísseis estónios e finlandeses é maior que a amplitude do Golfo da Finlândia. Isso significa que podemos associar as nossas defesas de mísseis e partilhar toda a nossa informação", afirmou.

Esta medida tornaria possível bloquear o acesso de navios de guerra russos ao Golfo -- em cuja costa se encontra a cidade russa de São Petersburgo --, que na sua maior largura regista 120 quilómetros, e na menor cerca de 52 quilómetros.

"O mar Báltico será um mar interior da NATO quando a Finlândia e a Suécia se juntarem à NATO. Em comparação com o atual momento, a situação está a mudar", afirmou Pevkur.

Segundo o Iltalehti, a Estónia dispõe de mísseis israelitas Blue Spear, que podem alcançar um alvo a 290 quilómetros de distância, enquanto os mísseis da marinha finlandesa possuem um alcance de 100 quilómetros.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.