Síria: Dois civis feridos feridos em ataque de obuses israelitas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Dois civis foram hoje feridos por disparos de obuses israelitas em direção à província de Quneitra, no sul da Síria e perto dos Montes Golã ocupados por Israel, indicou a agência oficial Sana.

Israel não reagiu oficialmente, e com um porta-voz do exército israelita a indicar à agência noticiosa AFP que recusa "comentar informações dos 'media' estrangeiros".

O Observatório sírio dos direitos humanos (OSDH) confirmou o ataque, precisando que as duas vítimas se encontravam numa zona circundante aos Montes Golã, ocupado pelo Estado judaico desde 1967.

Segundo a OSDH, que possui uma vasta rede de fontes na Síria, estão ativos nesta zona grupos com ligação ao Hezbollah libanês -- aliado de Damasco e inimigo de Israel.

O exército sírio retomou o controlo de Quneitra no verão de 2018.

Desde o início da guerra na Síria em 2011 que Israel efetua centenas de ataques em território sírio, contra posições dos soldados do exército sírios e a forças iranianas e do Hezbollah libanês.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.