Aprovada a desagregação das freguesias de São Mamede de Infesta e da Senhora da Hora

Aprovada a desagregação das freguesias de São Mamede de Infesta e da Senhora da Hora
| Norte
Porto Canal

Foi aprovada, na noite desta quinta-feira, a "proposta de criação de freguesias da Senhora da Hora e de São Mamede de Infesta por desagregação das existentes", anunciaram os movimentos que defendiam esta solução.

Esta era já uma ambição antiga que conhece agora luz verde. Em nota de imprensa, o Movimento Pela Reposição da Freguesia da Senhora da Hora, e o homónimo de São Mamede de Infesta, informam que a proposta "foi aprovado por maioria absoluta com os votos a favor do PSD, do BE, da CDU, da IL, e do Movimento Independente AP Sim e a abstenção do Partido Socialista".

Está assim dado um importante passo para a desagregação de Senhora da Hora e São Mamede de Infesta em duas freguesias distintas.

"Com o voto favorável de todas as forças políticas, à exceção do Partido Socialista, atingiu-se a maioria absoluta necessária para aprovação da proposta", lê-se no documento.

Esta é uma mudança de posição do PS, uma vez que, em 2018, o partido "havia votado favoravelmente a desagregação das freguesias desde 2018 quando estes movimentos apresentaram requerimentos em Assembleia de Freguesia, em Assembleia Municipal e na própria Assembleia da República".

Juntas, as freguesias Senhora da Hora e São Mamede de Infesta têm mais de 51 mil habitantes. Os movimentos que defendem esta solução desagregadora referiam em 2019, num artigo publicado no jornal Público (colocar hiperligação), que rejeitavam viver numa “mega freguesia”, cujo presidente “tem tanto poder que parece a rainha de Inglaterra”.

Sustentavam que existia uma enorme falta de proximidade entre a junta de freguesia e os cidadãos, dado que se tratava de “uma mega freguesia que junta duas cidades”.

De destacar que a Senhora da Hora e São Mamede de Infesta constituíam a sexta maior união de freguesias do país, estando em causa uma realidade maior do que 21 concelhos do país.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.