Aprovada a desagregação das freguesias de São Mamede de Infesta e da Senhora da Hora

Aprovada a desagregação das freguesias de São Mamede de Infesta e da Senhora da Hora
| Norte
Porto Canal

Foi aprovada, na noite desta quinta-feira, a "proposta de criação de freguesias da Senhora da Hora e de São Mamede de Infesta por desagregação das existentes", anunciaram os movimentos que defendiam esta solução.

Esta era já uma ambição antiga que conhece agora luz verde. Em nota de imprensa, o Movimento Pela Reposição da Freguesia da Senhora da Hora, e o homónimo de São Mamede de Infesta, informam que a proposta "foi aprovado por maioria absoluta com os votos a favor do PSD, do BE, da CDU, da IL, e do Movimento Independente AP Sim e a abstenção do Partido Socialista".

Está assim dado um importante passo para a desagregação de Senhora da Hora e São Mamede de Infesta em duas freguesias distintas.

"Com o voto favorável de todas as forças políticas, à exceção do Partido Socialista, atingiu-se a maioria absoluta necessária para aprovação da proposta", lê-se no documento.

Esta é uma mudança de posição do PS, uma vez que, em 2018, o partido "havia votado favoravelmente a desagregação das freguesias desde 2018 quando estes movimentos apresentaram requerimentos em Assembleia de Freguesia, em Assembleia Municipal e na própria Assembleia da República".

Juntas, as freguesias Senhora da Hora e São Mamede de Infesta têm mais de 51 mil habitantes. Os movimentos que defendem esta solução desagregadora referiam em 2019, num artigo publicado no jornal Público (colocar hiperligação), que rejeitavam viver numa “mega freguesia”, cujo presidente “tem tanto poder que parece a rainha de Inglaterra”.

Sustentavam que existia uma enorme falta de proximidade entre a junta de freguesia e os cidadãos, dado que se tratava de “uma mega freguesia que junta duas cidades”.

De destacar que a Senhora da Hora e São Mamede de Infesta constituíam a sexta maior união de freguesias do país, estando em causa uma realidade maior do que 21 concelhos do país.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.