Wall Street fecha em ordem dispersa com realização de ganhos pelos investidores

| Mundo
Porto Canal / Agências

A bolsa nova-iorquina perdeu hoje parte do entusiasmo que tinha provocado na quarta-feira pelo arrefecimento da inflação nos EUA, e acabou em ordem dispersa, com o setor tecnológico a perder vigor.

Os resultados definitivos indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,08%, enquanto os outros índices emblemáticos recuaram, com o tecnológico Nasdaq a perder 0,58% e o alargado S&P500 a baixar 0,07%.

Depois do forte desempenho da véspera, assente na descida da velocidade de crescimento dos preços nos EUA, os investidores fizeram "tomadas de ganhos", estimou Peter Cardillo, da Spartan Capital.

A mesma leitura em Patrick O'Hare, da Briefing.com, que considerou que os investidores tinham escolhido "fazer uma pausa depois de todos os ganhos da véspera".

Em declarações à AFP, O'Hare disse que, "depois de os mercados terem sido estimulados pelas manchetes" de uma inflação anual em recuo nos EUA, para 8,5% em julho, depois dos 9,1% de junho, "a realidade regressou à frente do palco, mostrando que a subida dos preços continua muito consequente".

Os dois analistas apontaram que os rendimentos das obrigações tinham voltado a subir, o que, em geral, se faz em prejuízo das ações.

Os rendimentos proporcionados pela dívida pública dos EUA a 10 anos subiram de 2,78% para 2,88%.

"Em todo o caso, não acredito que o mercado sofra uma inversão de tendência. Não penso que a subida tenha acabado", disse Cardillo.

Os indicadores do dia foram mitigados.

O índice dos preços grossistas (PPI) baixou 0,5% em julho, em termos mensais, mais do que esperado, depois de ter subido 1,0% em junho. Em termos anuais, a subida destes preços moderou-se, apesar de se manter elevada, de 11,3% de junho para 9,8% agora.

Já no mercado de trabalho, aumentaram os pedidos de subsídio de desemprego, mantendo a tendência altista, e atingiram o nível mais elevado desde novembro, com uma subida de 14 mil para para 262 mil, o que mostra que o mercado de trabalho começa a arrefecer.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.