Ucrânia: Conferência de doadores garante mais 1.500 ME para equipamento e treino militar

| Mundo
Porto Canal / Agências

A conferência internacional de doadores que reuniu 26 países em Copenhaga permitiu arrecadar 1.500 milhões de euros em equipamento e treino para as tropas ucranianas, divulgou hoje o ministro da Defesa dinamarquês.

"Todas as nações participantes prometeram apoio, atividades de treino, desminagem e algumas doações concretas", destacou Morten Bødskov, em conferência de imprensa.

"Estes 1.500 milhões de euros disponibilizados hoje é dinheiro que será usado em 2022 e no próximo ano", acrescentou.

As quantias exatas de doações por todos os 26 países participantes não foram divulgados, mas a Dinamarca anunciou um montante adicional de 114 milhões de euros, elevando para quase 417 milhões de euros o esforço total desde o início da invasão russa da Ucrânia.

O Reino Unido, que foi juntamente com o aliado escandinavo e a Ucrânia o anfitrião do evento, prometeu também 300 milhões de euros.

"Os nossos parceiros sabem que precisamos de fundos e manifestaram-se disponíveis para nos apoiar financeiramente", realçou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiï Reznikov.

"É uma maratona e para uma maratona é necessário energia e, honestamente, neste caso, a principal energia é o dinheiro", atirou ainda.

O grupo de doadores deve reunir-se novamente em meados de setembro.

"Vamos trabalhar na produção concreta de novas peças de artilharia. São linhas de produção que serão abertas quando encontrarmos o financiamento necessário", explicou o ministro da Defesa dinamarquês.

No início da semana, os Estados Unidos anunciaram uma nova ajuda militar à Ucrânia, incluindo mísseis.

O novo pacote de fornecimento de armas à Ucrânia, avaliado em mil milhões de dólares (982 milhões de euros), é o maior dos norte-americanos até hoje, incluindo lança-foguetes, munições e outro armamento proveniente das reservas do Departamento da Defesa.

Este último anúncio eleva para nove mil milhões de dólares (8,8 mil milhões de euros) o total da ajuda militar fornecida à Ucrânia pela administração do Presidente Joe Biden desde a invasão militar russa em 24 de fevereiro.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas de suas casas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de seis milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 16 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que está a responder com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca à energia e ao desporto.

A ONU confirmou que 5.401 civis morreram e 7.466 ficaram feridos na guerra, que hoje entrou no seu 169.º dia, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.