Um Canadair entre os 8 meios aéreos que apoiam combate na Serra da Estrela

Um Canadair entre os 8 meios aéreos que apoiam combate na Serra da Estrela
| País
Porto Canal / Agências

Oito meios aéreos, entre eles um avião Canadair, estavam pelas 08:50 a apoiar mais de 1.500 bombeiros no combate ao incêndio que lavra na Serra da Estrela desde sábado, segundo a proteção civil.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelo menos um avião Canadair está entre os oito meios aéreos mobilizados ao início da manhã para apoiar os 1.535 bombeiros no combate ao fogo, que contam igualmente com 473 viaturas.

O fogo, que começou no concelho da Covilhã e que se estendeu a Manteigas passou para os concelhos da Guarda e Gouveia (distrito da Guarda).

Durante a tarde de quarta-feira, o incêndio obrigou à evacuação de um parque de campismo no concelho de Manteigas, numa atitude que o comandante operacional de Lisboa e Vale do Tejo considerou de proatividade do município, “garantindo a segurança das pessoas”.

Os aviões Canadair estiveram inoperacionais na quarta-feira.

+ notícias: País

Covid-19: Isolamento em caso de infeção deixa de ser obrigatório 

As pessoas infetadas com covid-19 vão deixar de ter isolamento obrigatório . Além disso, o SNS24 vai deixar de passar testes como acontecia até agora. Estas são medidas que surgem depois da situação de alerta devido à covid-19 deixa de estar em vigor este sábado. 

Preço justo da água é determinante para reduzir desperdício, defende associação Zero

A associação ambientalista Zero defendeu esta sexta-feira como um "fator determinante" para a redução do desperdício de água a atribuição de um "preço justo ao recurso", que "reflita os reais custos com a sua captação, tratamento e distribuição".

 Médicos de sáude pública consideram prematuro o fim do estado de alerta da Covid-19

Os médicos de saúde pública consideraram prematura a decisão de pôr fim ao estado de alerta devido à covid-19, que faz cair o uso obrigatório de máscaras, o isolamento dos casos positivos, os testes gratuitos e os apoios.