Trump anuncia que será interrogado esta quarta-feira em Nova Iorque por suspeitas de fraude financeira

| Mundo
Porto Canal / Agências

O ex-Presidente norte-americano, Donald Trump, divulgou que será interrogado, esta quarta-feira, em Nova Iorque no âmbito de uma investigação cível a suspeitas de fraude financeira nos negócios da Organização Trump, em particular no ramo imobiliário.

Trump utilizou a sua rede social, a Truth Social, para anunciar o interrogatório que acontece dois dias depois das buscas do FBI (polícia federal norte-americana) à sua residência em Mar-a-Lago, na Florida.

Estas buscas foram realizadas ao abrigo de uma investigação federal sobre documentos oficiais que terão sido levados para a propriedade do ex-Presidente e não estão relacionadas com este processo cível.

Na mensagem publicada na Truth Social, Trump descreve a investigação do Procuradoria-Geral de Nova Iorque como "a maior caça às bruxas na história dos Estados Unidos".

"A minha grande empresa e eu estamos a ser atacados por todos os lados", salientou o ex-Presidente republicano (2017-2021).

O inquérito de Nova Iorque está a ser conduzido pela procuradora-geral do estado, Letitia James, que Trump descreve como uma "racista" na sua publicação, que conclui exclamando "República das Bananas!".

O processo conduzido por Letitia James procura determinar se a Organização Trump inflacionou o valor dos seus ativos de forma a obter empréstimos bancários e, em paralelo, reduziu esse mesmo valor com a intenção de pagar menos impostos.

A investigação é cível, pelo que, independentemente das conclusões, não poderá apresentar acusações criminais contra a família Trump.

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.