Adão e Silva alinhado com Moreira na concessão do Coliseu: “Seria um pouco estranho que o governo decidisse ao contrário das Câmaras Municipais”

| Norte
Porto Canal

O ministro da Cultura afirmou, esta terça-feira, que o Governo “acompanha” a proposta da Câmara Municipal do Porto para avançar na concessão do Coliseu da Invicta. Pedro Adão e Silva referiu também estar à disposição dos deputados para falar sobre o assunto, mesmo depois do pedido de audição do Bloco de Esquerda (BE) ter sido chumbado pela Comissão Parlamentar.

Pedro Adão e Silva foi o visitante seis milhões da Torre dos Clérigos, o monumento mais emblemático da cidade do Porto, e a cerimónia mereceu toda a pompa e circunstância. No final do encontro, o governante abordou ainda outros tópicos de relevo da atualidade da cidade do Porto, nomeadamente a concessão do Coliseu a privados.

O ministro da Cultura realçou que o governo está ao lado de Rui Moreira, autarca portuense, na concessão da mítica sala de espetáculos.

“O Governo acompanhou uma proposta da Câmara Municipal do Porto para avançar na concessão do Coliseu do Porto. Essa proposta está alinhada, aliás, com aquilo que a Associação Amigos do Coliseu já tinha decidido em Assembleia-geral, num passado não muito distante”.

Pedro Adão e Silva salientou também que “seria um pouco estranho que o governo decidisse ao contrário de uma Câmara Municipal”, reforçando que “as Câmaras Municipais, por definição, estão mais bem posicionadas para tomarem decisões naquilo que são os interesses do seu concelho”.

Ainda assim, o ministro disse estar à disposição dos deputados para falar sobre o assunto, mesmo depois do pedido de audição do BE ter sido chumbado pela Comissão Parlamentar.

“Quando houver novidades sobre o Coliseu do porto, nomeadamente, quando se iniciar a discussão sobre aquilo que será o contrato de concessão que estará na base da concessão estarei inteiramente disponível para prestar todas as declarações e todos os esclarecimentos aos deputados”.

De recordar que a direção da Associação Amigos do Coliseu, entidade que gere o equipamento cultural no Porto, aprovou por unanimidade uma proposta, apresentada pelo representante da Câmara do Porto, para que o mesmo seja concessionado a privados.

A direção da Associação Amigos do Coliseu é composta por Mónica Guerreiro, presidente do Coliseu do Porto e representante do Ministério da Cultura, Maria João Castro, representante da Área Metropolitana do Porto (AMP), Nuno Lemos, representante da Câmara Municipal do Porto, Daniel Pires, representante dos Associados Individuais da Associação Amigos do Coliseu e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

 

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.