Ucrânia: Explosões em base aérea russa na Crimeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Várias explosões ocorreram hoje perto de um aeródromo militar russo na Crimeia, anunciaram as autoridades da península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.

"Posso confirmar que várias explosões ocorreram perto de Novofedorivka", onde se encontra uma base militar russa e um aeródromo, escreveu Oleg Kryuchkov na rede social Telegram, citado pela agência francesa AFP.

O exército russo disse que várias munições explodiram no aeródromo, sem causar vítimas, segundo a AFP.

Num vídeo da zona afetada, divulgado pela agência oficial russa TASS, é possível ver explosões e colunas de fumo de grande dimensão.

"Várias munições destinadas à aviação explodiram num depósito no território do aeródromo militar de Saki, perto da cidade de Novofedorivka", disse o exército numa declaração citada por agências noticiosas russas.

"Ninguém ficou ferido", acrescentou o exército russo, referindo que o depósito de munições não foi alvo de bombardeamentos.

A agência oficial russa TASS noticiou que várias ambulâncias foram enviadas para o local das explosões, citando informações do Ministério da Saúde da região.

O chefe da região da Crimeia, Serguei Aksyonov, escreveu no Telegram que tinha partido para o local e que os motivos das explosões estavam a ser investigados.

"O nosso aeródromo está a explodir. Explosões no aeródromo. Aqui, todas as janelas estão partidas", disse a vice-chefe regional, Viktoria Kazmirov, também nas redes sociais.

A TASS disse que o aeródromo perto de Novofedorivka é usado como uma base militar do Ministério da Defesa da Rússia, onde estão aviões e helicópteros, bem como a aviação naval.

As autoridades ainda não divulgaram quaisquer motivos para as explosões.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.