Governo romeno recomenda população a comprar iodeto de potássio devido ao risco de desastre nuclear

Governo romeno recomenda população a comprar iodeto de potássio devido ao risco de desastre nuclear
| Mundo
Porto Canal

O ministro da Saúde da Roménia, Alexandru Rafila, pediu para as pessoas com menos de 40 anos comprem "o mais rapidamente possível" comprimidos de iodeto de potássio devido ao risco de desastre nuclear na Ucrânia. A central nuclear de Zaporijjia, a maior central nuclear da Europa, é neste momento um dos temos que geram mais tensão.

O pedido do Governo romeno surge um dia depois da Agência Internacional de Energia Atómica ter alertado para o risco de desastre nuclear na central ucraniana de Zaporizhzhia, recentemente atacada. Alexandru Rafila adiantou ainda que há 2.500 farmácias com stock e que o fármaco é gratuito para quem tiver receita médica.

O ministro refere que as pessoas com menos de 40 anos são as mais expostas ao desenvolvimento de cancro e lesões da tiroide devido à radiação.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.