Dois palestinianos mortos em operação israelita na Cisjordânia

| Mundo
Porto Canal / Agências

As forças armadas de Israel mataram hoje um comandante das Brigadas Mártires de Al-Aqsa e outro combatente palestiniano numa operação na Cisjordânia, anunciaram as autoridades israelitas.

Pelo menos 30 palestinianos foram feridos na operação, de acordo com a Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

O exército israelita identificou o comandante como sendo Ibrahim al-Nabulsi, membro superior das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, a ala armada do movimento Fatah.

Os soldados "cercaram a casa do homem procurado" e "houve uma troca tiros", segundo um comunicado do exército israelita, que não explica o motivo da busca.

A operação ocorreu na cidade de Nablus, no norte da Cisjordânia, território palestiniano ocupado pelo exército israelita desde 1967.

Vários veículos militares bloquearam o tráfego na cidade durante a operação.

A operação desencadeou uma reação de palestinianos, que atiraram pedras aos soldados, segundo a AFP.

O exército israelita disse que as suas forças foram atingidas por "pedras e explosivos" e que "responderam com meios de dispersão e fogo".

"Várias pessoas ficaram feridas", disse o exército israelita, sem precisar o número de feridos.

"As nossas forças deixaram então a cidade e não houve baixas entre as nossas fileiras", acrescentou.

Este ataque ocorreu dois dias após o fim de uma operação militar israelita contra o movimento armado palestiniano Jihad Islâmica na Faixa de Gaza.

Na operação na Faixa de Gaza morreram 46 palestinianos, incluindo várias crianças, de acordo com um relatório palestiniano citado pela AFP.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.