Assassinos de afro-americano nos EUA condenados a segunda pena de prisão perpétua

| Mundo
Porto Canal / Agências

Travis e Gregory McMichael, filho e pai brancos que 'caçaram' e mataram com uma caçadeira o afro-americano Ahmaud Arbery em 2020, foram hoje sentenciados por um tribunal federal a uma segunda pena de prisão perpétua.

Travis McMichael, de 36 anos, foi condenado a uma segunda pena de prisão perpétua, acrescida de 10 anos por crimes de ódio, pela sua participação no assassínio de Arbery, um jovem afro-americano de 25 anos, a quem perseguiu e depois alvejou quando se encontrava a fazer desporto.

Esta sentença soma-se a uma igual decidida no início do ano por um tribunal estadual.

O pai de Travis, Gregory McMichael, que também participou no crime, foi igualmente condenado pelo tribunal federal.

O vizinho William 'Roddie' Bryan, que terá participado e filmado a perseguição, conhecerá também hoje nova sentença.

Juntamente com Travis, ambos foram condenados a prisão perpétua, depois do seu julgamento no Tribunal Superior do condado de Glynn, no Estado da Geórgia, no início de 2022.

O assassínio de Arbery, ocorrido em 23 de fevereiro de 2022, passou despercebido durante meses, até que foi divulgado na internet um vídeo, gravado por Bryan com o seu telemóvel, em que se mostrava o jovem a ser intercetado pelos McMichael e, depois de o perseguir e encurralar com a sua camioneta, a alvejá-lo à queima-roupa com uma caçadeira.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.