Schröder evita para já expulsão do partido no poder na Alemanha por laços com Putin

| Mundo
Porto Canal / Agências

O antigo chanceler alemão Gerhard Schröder escapou hoje à expulsão do Partido Social Democrata (SPD), apesar da pressão da formação de Olaf Scholz para ser excluído devido à sua proximidade com o Presidente russo, Vladimir Putin.

"Gerhard Schröder não foi considerado culpado de uma violação das regras processuais do partido, nenhuma infração pode ser provada contra ele", disse a secção do SPD de Hannover (norte), o reduto do ex-chanceler, em comunicado.

"A comissão de arbitragem considera que as relações pessoais são parte do campo da privacidade", acrescentou, considerando, no entanto, "desejável" um "claro distanciamento" em relação a Putin.

Atualmente no poder, o partido político mais antigo da Alemanha tem estado sob críticas durante meses devido ao facto de Schröder, agora com 78 anos e tendo chefiado o governo alemão entre 1998 e 2005, continuar a cultivar os seus laços com o chefe de Estado russo, apesar da guerra na Ucrânia.

Um recurso contra esta decisão ainda pode ser interposto pelos membros do SPD, no prazo de um mês.

Para o líder deste partido, Lars Klingbeil, o fracasso da tentativa de exclusão é temporário e "politicamente, Gerhard Schröder está isolado com as suas posições dentro do SPD".

A decisão é "má" para a "credibilidade do SPD", mas também "má para todo o nosso país", disse Thorsten Frei, deputado conservador da oposição.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.