Combustível chega à Faixa de Gaza após trégua entre Israel e Jihad Islâmica

| Mundo
Porto Canal / Agências

A entrada de mercadorias na Faixa de Gaza foi retomada hoje, horas depois do início de uma trégua entre Israel e a Jihad Islâmica, noticiou a agência francesa AFP.

Um camião com combustível entrou na Faixa de Gaza através da passagem de Kerem Shalom, no sul do enclave, segundo relato da AFP.

O acordo foi alcançado no domingo à noite, e pôs fim a três dias de hostilidades que provocaram 44 mortos entre os palestinianos.

A trégua, após mediação do Egito, entrou em vigor meia hora antes da meia-noite (hora local), e a situação na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza permaneceu calma desde então, segundo a agência espanhola EFE.

"Durante a noite, realizámos avaliações relativas aos próximos passos a serem dados para um regresso gradual à rotina, mantendo-nos alerta e preparados para quaisquer mudanças na situação atual", disse hoje o exército israelita.

Separadamente, anunciou a reabertura dos postos fronteiriços entre Israel e Gaza, tanto para pessoas e bens, como para "fins humanitários".

A reabertura das passagens permitirá, entre outras coisas, a entrada em Gaza da ajuda humanitária e do combustível necessário para reiniciar a única central elétrica do enclave.

A central foi encerrada no sábado devido à falta de combustível, deixando os residentes da Faixa de Gaza com apenas quatro horas de energia por dia e ameaçando cortar serviços básicos, tais como cuidados médicos.

Israel anunciou também o reinício do tráfego ferroviário na área próxima da Faixa de Gaza e permitiu que os israelitas que vivem nas aldeias limítrofes do enclave palestiniano deixassem os abrigos.

As duas partes disseram que iriam respeitar o acordo, mas que responderiam a qualquer agressão.

O exército israelita justificou a operação que lançou na sexta-feira como um "ataque preventivo" contra a Jihad Islâmica, por receio de represálias após a detenção de Bassem al-Saadi em 01 de agosto na Cisjordânia, o território palestiniano ocupado por Israel.

No ataque israelita, foram mortos os principais líderes militares da Jihad Islâmica em Gaza, Tayssir Al-Jabari e Khaled Mansur, juntamente com vários dos combatentes do grupo.

A morte dos líderes militares foi confirmada pela Jihad Islâmica.

Nos últimos dias, cerca de 40 membros da Jihad Islâmica foram detidos por forças israelitas na Cisjordânia.

Trata-se do pior confronto na região desde maio de 2021, quando combates entre o exército israelita e o Hamas provocaram 260 mortos do lado palestiniano e 14 mortos do lado israelita em 11 dias.

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial