Homem suspeito de esfaquear dez pessoas até a morte detido no Irão

| Mundo
Porto Canal / Agências

A polícia no Irão deteve um homem suspeito de esfaquear outros 10 trabalhadores agrícolas até a morte após uma disputa devido ao controlo de terras, avançou hoje a imprensa estatal iraniana.

A agência de notícias oficial IRNA disse que quatro iranianos e seis afegãos foram mortos no ataque de domingo, numa vila remota no sudeste do Irão, sendo que um outro trabalhador agrícola foi levado para o hospital com ferimentos.

De acordo com a notícia, o suspeito, de nacionalidade afegã, tinha problemas mentais.

Este tipo de incidente é raro no Irão. No entanto, há uma década que o país enfrenta uma seca, atribuída às mudanças climáticas, que causou crescentes disputas por recursos hídricos e terras com melhor acesso à água.

As armas de caça são a única arma de fogo cuja posse é legalmente permitida aos iranianos.

Atos violentos aumentaram nos últimos anos no Irão, à medida que as condições económicas do país se deterioram, em parte devido a sanções norte-americanas que ajudaram a aumentar a inflação e o desemprego.

Em maio, um funcionário demitido de um dos maiores conglomerados financeiros estatais do Irão disparou no seu antigo local de trabalho, no oeste do país, matando três pessoas e ferindo cinco, antes de se suicidar.

Em 2016, um homem de 26 anos matou a tiro dez familiares e feriu outros quatro.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.