Ucrânia: Papa saúda "sinal de esperança" com retoma das exportações de cereais

| Mundo
Porto Canal / Agências

O Papa Francisco saudou hoje a retoma das exportações de cereais da Ucrânia, que classificou como "um sinal de esperança" e prova de que "é possível dialogar" para acabar com a guerra.

"Gostaria de saudar com satisfação a saída dos portos ucranianos de cargas de cereais. Este passo demonstra que é possível dialogar e alcançar resultados concretos que beneficiem a todos", declarou o chefe da Igreja Católica, diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, em Roma, no final da tradicional oração do Ângelus.

"Este é também um sinal de esperança e espero sinceramente que, seguindo este caminho, seja possível acabar com os confrontos e alcançar uma paz justa e duradoura", acrescentou.

No sábado, um cargueiro chegou ao porto ucraniano de Chernomorsk, na região de Odessa, no Mar Negro, para carregar cereais, pela primeira vez desde a invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

O bloqueio de grandes quantidades de cereais nos portos ucranianos, desde o início do conflito, provocou o aumento dos preços dos alimentos nos países mais pobres e uma crise alimentar global.

No final de julho, o Papa Francisco, que nunca deixou de condenar a guerra, mantendo uma abertura diplomática com Moscovo, reiterou o "desejo" de se deslocar à Ucrânia, sem avançar detalhes sobre a data de uma possível visita.

O Papa, de 85 anos, deve viajar ao Cazaquistão em meados de setembro para participar num congresso de líderes religiosos, onde poderá encontrar-se com o líder da Igreja Ortodoxa Russa, o patriarca Cirilo, que é um aliado próximo de Vladimir Putin e apoiante da ofensiva de Moscovo na Ucrânia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.