Cônsul alemão no Rio de Janeiro detido por suspeita de matar marido

| Mundo
Porto Canal / Agências

A polícia brasileira disse hoje que deteve o cônsul da Alemanha no Rio de Janeiro, Uwe Herbert Hahn, suspeito de ter assassinado o marido belga, na sua casa, no bairro carioca de Ipanema.

Segundo a France-Presse (AFP), Uwe Herbert Hahn disse às autoridades que o marido, Walter Biot, de nacionalidade belga, desmaiou repentinamente na noite de sexta-feira, batendo com a cabeça, o que lhe teria provocado a morte.

Contudo, de acordo com as primeiras análises ao corpo, feitas no apartamento do casal no bairro nobre de Ipanema, a vítima terá sido espancada com violência.

"A versão dos factos dada pelo cônsul, segundo a qual a vítima caiu, é incompatível com as conclusões dos peritos", avançou a agente Camila Lourenço, numa publicação nas redes sociais da polícia local.

De acordo com as autoridades, "foram observados vários hematomas, inclusivamente no tronco, correspondentes a lesões infligidas por atropelamento, bem como lesões correspondentes a um ataque com objeto cilíndrico".

Na conta do Instagram da polícia local foram publicadas fotografias do que parecem ser manchas de sangue no chão e nos móveis do apartamento do casal.

De acordo com os meios de comunicação social locais, o cônsul alemão tentou limpar a cena do crime antes de a polícia chegar.

Uwe Herbert Hahn disse ainda à polícia que o marido abusava de bebidas alcoólicas e tomava comprimidos para dormir.

Walter Biot estava a uma semana de completar 53 anos, de acordo com uma fotografia do seu bilhete de identidade, publicada pela imprensa brasileira.

A Embaixada da Alemanha em Brasília não respondeu, até ao momento, aos pedidos de informação da AFP.

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.