PRR: Governo altera orgânica da Direção-Geral do Património Cultural

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 ago 2022 (Lusa) - A orgânica da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi alterada para que se possa operacionalizar os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo portaria publicada hoje em Diário da República.

A alteração aprovada, e que entra em vigor na quinta-feira, permitirá a inclusão de dois novos departamentos na atual orgânica da DGPC: o Departamento do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e o Departamento de Modernização e Transição Digital.

De acordo com o Ministério da Cultura, o Departamento do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural "vai prestar apoio técnico, administrativo e logístico ao nível da intervenção em património imóvel", do que está previsto no PRR.

O Departamento de Modernização e Transição Digital irá acompanhar o "desenvolvimento e monitorização de soluções tecnológicas de acesso às coleções, arquivos e bases de dados da responsabilidade da DGPC", e que estão inscritas no PRR.

Segundo o organograma atual, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), dirigida por João Carlos dos Santos, dispõe de cinco departamentos, abrangendo áreas como a conservação e credenciação, a fiscalização de obras e o apoio à gestão de museus, monumentos e palácios.

A nomenclatura dos atuais departamentos é alterada, reorganizada e passa a incluir aquelas duas novas áreas, por conta do PRR.

Assim, a DGPC passa a integrar nos seus serviços o Departamento dos Bens Culturais; o Departamento de Museus, Monumentos e Palácios; o Departamento de Estudos, Projetos e Obras; o Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo; o Departamento de Modernização e Transição Digital e o Departamento do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.

O Fundo de Salvaguarda do Património Cultural existe desde 2009, com uma dotação própria, para responder "às necessidades de salvaguarda de bens culturais em situações de emergência", mas também para possibilitar a "aquisição, reabilitação, conservação e restauro de bens de relevante interesse cultural".

Até agora, este fundo era gerido por uma comissão diretiva composta por três elementos da Direção-Geral do Património Cultural.

Questionado pela agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Cultura explicou que este fundo continua a ser autónomo e que o departamento criado na DGPC dará apoio técnico.

O Plano de Recuperação e Resiliência para a área da Cultura tem uma dotação global de 243 milhões de euros (ME), dos quais 150 ME dizem respeito ao Património Cultural e 93 ME serão aplicados em Redes Culturais e na Transição Digital.

Em dezembro de 2021, numa apresentação pública sobre a aplicação de verbas do PRR na Cultura, o Ministério da Cultura revelava que o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural fica responsável pela aplicação dos 150 ME e que é o intermediário na atribuição das verbas com as entidades envolvidas.

No caso dos 93 ME para a transição digital, a gestão do investimento passa pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliações Culturais (GEPAC).

À Lusa, fonte do ministério tutelado por Pedro Adão e Silva explicou que "há investimentos na área da digitalização relacionados com o Património Cultural e esses são acompanhados por este departamento", criado na DGPC.

Entre as várias medidas enquadradas na vertente do PRR dedicada às redes culturais e transição digital estão a "cobertura de wifi em 50 museus, palácios e monumentos", a "modernização tecnológica dos laboratórios de conservação e restauro", a instalação do Arquivo Nacional do Som e a "digitalização de acervos de museus sob a gestão da DGPC e das direções regionais de Cultura".

A alteração da orgânica da DGPC "não implica nenhuma alteração à distribuição dos fundos do PRR conforme já estava contemplada", esclareceu o Ministério da Cultura à agência Lusa.

Quanto ao número de trabalhadores já contratados pela DGPC, em procedimentos concursais de caráter excecional, no âmbito do PRR, a mesma fonte remeteu para mais tarde a divulgação de dados oficiais.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.