Incêndios: Prisão preventiva para suspeito de atear fogo com isqueiro em Vila Real

Incêndios: Prisão preventiva para suspeito de atear fogo com isqueiro em Vila Real
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal de Vila Real decretou a prisão preventiva ao suspeito de atear um incêndio florestal, naquele concelho, com recurso a um isqueiro e que foi detido em flagrante pela GNR, disse hoje a força de segurança.

Após um alerta de incêndio florestal na segunda-feira, os elementos da Equipa de Proteção Florestal (EPF), do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real, deslocaram-se "de imediato" para o local onde detetaram o suspeito de 39 anos a atear focos de incêndio.

Segundo disse o Comando Territorial de Vila Real, em comunicado, o suspeito estaria a atear os fogos com "recurso a um isqueiro", numa área florestal.

A Guarda acrescentou que o incêndio terá consumido cerca de um hectare de terreno.

O suspeito foi presente hoje ao Tribunal de Vila Real, que lhe aplicou, segundo disse fonte da GNR, a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

O Comando Territorial de Vila Real identificou este ano 42 suspeitos de incêndios florestais, dos quais 11 foram detidos em flagrante.

Em 2021, foram identificados 83 suspeitos do mesmo crime, tendo sido detidos oito em flagrante.

A GNR relembrou que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, que a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural "muito elevado" ou "máximo", estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

Para evitar acidentes, a Guarda, pede que sejam seguidas as regras de segurança e recorda que a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.