Braga e Bragança em alerta vermelho por causa do calor - IPMA

Braga e Bragança em alerta vermelho por causa do calor - IPMA
| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança e Braga estão sob aviso vermelho até às 18:00 e 09:00 de segunda-feira, respetivamente, devido à persistência de valores muito elevados de temperatura máxima, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Castelo Branco está sob aviso laranja até às 18:00 de segunda-feira e Vila Real e Guarda estão sob aviso laranja até às 18:00 de terça-feira, enquanto os restantes distritos do continente estão sob aviso amarela, à exceção de Faro que é o único distrito está hoje em alerta verde .

O aviso vermelho, o primeiro mais grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo e o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, sendo que o amarelo, o menos grave, alerta para a existência de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA já tinha alertado para uma subida acentuada de temperatura neste fim de semana, com valores que podem ser elevados em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo.

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural irá manter-se em risco máximo de incêndio no interior Norte e Centro do continente pelo menos até quarta-feira.

Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou, entretanto, um aviso à população para o perigo de incêndios até segunda-feira, devido às temperaturas altas previstas e graus de humidade baixos, apelando para comportamentos preventivos.

Para hoje, o IPMA prevê no continente a continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira ocidental e, durante a tarde, no interior Norte e Centro, além de uma pequena subida de temperatura.

+ notícias: Norte

Adepto obrigado a despir camisola do PSG durante jogo com o Benfica na Luz

Um adepto brasileiro foi, alegadamente, obrigado a despir a camisola que vestia no jogo da Liga dos Campeões desta quarta-feira, que opôs o Benfica e o PSG, no Estádio da Luz. A situação é revelada nas redes sociais, onde o jovem explica que lhe foi ainda pedido pela segurança que deixasse o seu lugar. O adepto estava acompanhado de um amigo que usava uma camisola da seleção brasileira.

Acidente entre três carros obriga ao corte da EN106 em Penafiel

Um acidente na noite desta quinta-feira provocou uma colisão entre três carros em Cabeça Santa, originando o corte da estrada nacional 106 em Penafiel. Segundo apurou o Porto Canal, cinco pessoas sofreram ferimentos leves tendo sido socorridas no local pelos bombeiros voluntários de Entre-os-Rios. Posteriormente foram transportadas para o Hospital Padre Américo no concelho de Penafiel.

Jovens portugueses percorrem Marrocos sem GPS em desafio solidário

Quatro mil quilómetros em dez dias, percorridos num carro com mais de 20 anos e sem GPS. São as principais regras do desafio “UniRaid” destinado a jovens sem medo do deserto. A prova arranca este sábado, em Tânger, Marrocos, mas o objetivo não é ganhar.