Braga e Bragança em alerta vermelho por causa do calor - IPMA

Braga e Bragança em alerta vermelho por causa do calor - IPMA
| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança e Braga estão sob aviso vermelho até às 18:00 e 09:00 de segunda-feira, respetivamente, devido à persistência de valores muito elevados de temperatura máxima, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Castelo Branco está sob aviso laranja até às 18:00 de segunda-feira e Vila Real e Guarda estão sob aviso laranja até às 18:00 de terça-feira, enquanto os restantes distritos do continente estão sob aviso amarela, à exceção de Faro que é o único distrito está hoje em alerta verde .

O aviso vermelho, o primeiro mais grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo e o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, sendo que o amarelo, o menos grave, alerta para a existência de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA já tinha alertado para uma subida acentuada de temperatura neste fim de semana, com valores que podem ser elevados em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo.

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural irá manter-se em risco máximo de incêndio no interior Norte e Centro do continente pelo menos até quarta-feira.

Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou, entretanto, um aviso à população para o perigo de incêndios até segunda-feira, devido às temperaturas altas previstas e graus de humidade baixos, apelando para comportamentos preventivos.

Para hoje, o IPMA prevê no continente a continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira ocidental e, durante a tarde, no interior Norte e Centro, além de uma pequena subida de temperatura.

+ notícias: Norte

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.