Aldeias Reboredo e Vales inspiram preocupação em Vila Pouca de Aguiar

Aldeias Reboredo e Vales inspiram preocupação em Vila Pouca de Aguiar
| Norte
Porto Canal / Agências

As aldeias de Reboredo e Vales, Vila Pouca de Aguiar, são as que "inspiram maior preocupação" esta tarde e, por precaução, algumas pessoas com dificuldade de mobilidade foram retiradas das suas casas para o interior destas localidades.

A informação foi avançada à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, que disse que a frente deste incêndio que causa mais preocupações é a que está entre as aldeias de Reboredo e Vales.

O autarca precisou que não houve, até ao momento, evacuação das aldeias, mas que, por precaução, algumas pessoas mais idosas ou com dificuldade de locomoção e que residem em casas mais periféricas e próximas da área florestal, foram retiradas das suas habitações para o interior destas localidades.

Alberto Machado disse que se trata de "ações preventivas" e salientou que os meios estão preparados.

"Inclusive nós ativámos a ação social municipal para se for necessário deslocalizar as pessoas para Vila Pouca de Aguiar", disse.

O vento e o combustível são os" principais inimigos" do combate a este incêndio que, segundo o autarca, continua a evoluir em duas frentes.

"O vento está a provocar uma velocidade de fogo muito grande", salientou.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo mobilizava, pelas 17:30, 400 operacionais, 118 viaturas e 10 meios aéreos.

O alerta para o fogo foi dado às 17:14 de quarta-feira e, em pouco tempo, verificou-se uma grande mobilização de meios para esta ocorrência que teve uma progressão muito rápida em zona de pinhal.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).