Incêndio em Vila Pouca de Aguiar avança em três frentes

Incêndio em Vila Pouca de Aguiar avança em três frentes
| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Revel, Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, continua a lavrar com "muita intensidade" e avança em três frentes em zonas de acessos difíceis, disse o comandante dos bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Hugo Silva, fez um ponto de situação pelas 15:30 à agência Lusa e referiu que o incêndio estava "fora da capacidade de extinção", a "arder com muita intensidade" e com "três frentes ativas", em zonas de pinhal e mato.

Adiantou que a aldeia de Reboredo se encontra na linha do fogo, sem estar ainda em risco, pelo que vai ser feita a "defesa perimétrica" desta localidade.

O mesmo, explicou, já foi feito durante a manhã, na aldeia de Cidadelha de Jales, conseguindo-se evitar que as chamas chegassem perto das habitações.

Para além das condições meteorológicas que se fazem sentir no terreno, como o vento e o calor, e da seca que se faz sentir, o comandante apontou como "grande problema" os "acessos difíceis". "É difícil a colocação de meios no teatro de operações", frisou.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo mobilizava, pelas 16:00, 387 operacionais, 116 viaturas e oito meios aéreos.

"Estamos a repensar estratégias noturnas para ver se conseguimos conter o avanço do fogo", referiu Hugo Silva.

O alerta para o incêndio foi dado às 17:14 de quarta-feira e, em pouco tempo, verificou-se uma grande mobilização de meios para esta ocorrência que teve uma progressão muito rápida em zona de pinhal.

Ao final da tarde de quarta-feira o fogo aproximou-se da aldeia de Filhagosa, sem provocar danos, tendo sido combatido pelos operacionais, populares e os meios aéreos.

Este é o segundo grande incêndio numa semana neste concelho. O fogo que deflagrou no dia 17 de julho, em Cortinhas, Murça, evoluiu para Vila Pouca de Aguiar e queimou uma vasta área de pinhal e mato, ainda soutos, vinha e pastos.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.