Incêndio em Vila Pouca de Aguiar avança em três frentes

Incêndio em Vila Pouca de Aguiar avança em três frentes
| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Revel, Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, continua a lavrar com "muita intensidade" e avança em três frentes em zonas de acessos difíceis, disse o comandante dos bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Hugo Silva, fez um ponto de situação pelas 15:30 à agência Lusa e referiu que o incêndio estava "fora da capacidade de extinção", a "arder com muita intensidade" e com "três frentes ativas", em zonas de pinhal e mato.

Adiantou que a aldeia de Reboredo se encontra na linha do fogo, sem estar ainda em risco, pelo que vai ser feita a "defesa perimétrica" desta localidade.

O mesmo, explicou, já foi feito durante a manhã, na aldeia de Cidadelha de Jales, conseguindo-se evitar que as chamas chegassem perto das habitações.

Para além das condições meteorológicas que se fazem sentir no terreno, como o vento e o calor, e da seca que se faz sentir, o comandante apontou como "grande problema" os "acessos difíceis". "É difícil a colocação de meios no teatro de operações", frisou.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo mobilizava, pelas 16:00, 387 operacionais, 116 viaturas e oito meios aéreos.

"Estamos a repensar estratégias noturnas para ver se conseguimos conter o avanço do fogo", referiu Hugo Silva.

O alerta para o incêndio foi dado às 17:14 de quarta-feira e, em pouco tempo, verificou-se uma grande mobilização de meios para esta ocorrência que teve uma progressão muito rápida em zona de pinhal.

Ao final da tarde de quarta-feira o fogo aproximou-se da aldeia de Filhagosa, sem provocar danos, tendo sido combatido pelos operacionais, populares e os meios aéreos.

Este é o segundo grande incêndio numa semana neste concelho. O fogo que deflagrou no dia 17 de julho, em Cortinhas, Murça, evoluiu para Vila Pouca de Aguiar e queimou uma vasta área de pinhal e mato, ainda soutos, vinha e pastos.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.