Fogo de Vila Pouca de Aguiar ganhou intensidade, nove meios aéreos no local

| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Revel, Vila Pouca de Aguiar, "ganhou intensidade" durante a manhã de hoje e o combate está a ser dificultado pelos acessos difíceis e acidentados, segundo a Proteção Civil Municipal.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo mobilizava, pelas 10:00, 297 operacionais, 83 viaturas e nove meios aéreos, nomeadamente seis aviões, um helicóptero de combate e dois meios de coordenação.

Fonte da Proteção Civil Municipal de Vila Pouca de Aguiar disse que, também pelas 10:00, o incêndio encontrava-se "com várias frentes ativas" que progridem em direção às zonas das aldeias de Cidadelha de Jales e Campo de Jales.

O fogo, acrescentou, "ganhou intensidade durante a manhã" e o "combate está dificultado em virtude de as áreas serem de difícil acesso e acidentadas".

No terreno, explicou a Proteção Civil, estão a "decorrer trabalhos com apoio de uma máquina de rastos para fazer as faixas de segurança de forma a conter o incêndio e há mais uma máquina de rastos para reforço das operações".

As condições meteorológicas previstas para o dia de hoje, como o vento e o calor, são encaradas com preocupação, bem como o facto de o combustível estar cada vez mais seco e mais disponível no terreno.

O alerta para o fogo foi dado às 17:14 e, em pouco tempo, verificou-se uma grande mobilização de meios para esta ocorrência que teve, logo no início, uma progressão muito rápida em zona de pinhal.

Ao final da tarde de quarta-feira o fogo aproximou-se da aldeia de Filhagosa, sem provocar danos, tendo sido combatido pelos operacionais, populares e os meios aéreos.

Este é o segundo grande incêndio numa semana neste concelho. O fogo que deflagrou no dia 17 de julho, em Cortinhas, Murça, evoluiu para Vila Pouca de Aguiar e queimou uma vasta área de pinhal e mato, ainda soutos, vinha e pastos.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.