Palavras de Pedro Abrunhosa para Vladimir Putin causam polémica

| Norte
Porto Canal

As palavras do cantor Pedro Abrunhosa para Vladimir Putin durante um concerto em Águeda estão a causar polémica. 

Através de um comunicado, 20 dias depois do concerto, a embaixada russa em Portugal criticou o cantor e lembrou Pedro Abrunhosa de que "os gritos vergonhosos enquadram-se na legislação portuguesa". 

No entanto, em termos práticos e legais a situação não tem assim tanto mediatismo. Existem advogados que garantem que as palavras proferidas não são crime.

Através das redes sociais a agência que representa o cantor disse que compreende a embaixada da Rússia em não entender o significado de liberdade de expressão.

Também o Governo português fez chegar à embaixada russa a sua posição, O Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que repudia o tom e o conteúdo do comunicado da embaixada e lembra que a liberdade de expressão em Portugal tem um valor inalienável.

Carolina Deslandes, Agir e Irma juntaram-se ao Pedro Abrunhosa e começaram a partilhar nas redes sociais uma fotografia do cantor e um texto onde é criticada a “ameaça inaceitável” da Embaixada russa “num país democrático como é Portugal”.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).