Pandemia agrava o número de sem-abrigos no Porto. Associações preparam, em muitos dos casos, a única refeição quente destas pessoas

| Norte
Porto Canal

Com a pandemia, os níveis de pobreza agravaram-se e existem cada vez mais pessoas a entrarem em situação de desemprego. Consequentemente, há cada vez mais sem abrigos na cidade do Porto. Em dezembro de 2021, 730 pessoas encontravam-se em situação de sem-abrigo, mais 140 que em 2020. Face a este aumento, existem cada vez mais associações e voluntários que se juntam para dar a o máximo apoio possível.

A Associação CASA prepara centenas de refeições que são distribuídas quatro vezes por semana. Muitas das vezes é a única refeição quente que estes sem-abrigo têm por dia. Em média, são cerca de 450 refeições por semana.

Além disso, outro apoio dado a estas pessoas é ao nível do alojamento como é o caso da Associação de Albergues do Porto. Neste edifício, localizado na Rua dos Mártires da Liberdade, são acolhidas atualmente 75 pessoas, 60 homens e 15 mulheres.

A Câmara Municipal do Porto tem ainda em curso várias medidas que integram a Estratégia Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

 

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.