Hospital de Santo António e Ministério da Saúde lançam laboratório em saúde digital

Hospital de Santo António e Ministério da Saúde lançam laboratório em saúde digital
| Norte
Porto Canal / Agências

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram um laboratório para desenvolver soluções digitais na área da saúde que poderão vir a ser replicadas noutros hospitais, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, o CHUP salienta que o laboratório, "pioneiro" em Saúde Digital, permitirá dar "saltos qualitativos", ao promover a criação de tecnologias inteligentes no serviço de cidadãos e profissionais.

A inovação tecnológica "tem permitido aumentar a qualidade nas respostas", salienta o Hospital de Santo António, lembrando que as tecnologias de última geração "criam valor extra aos utentes e profissionais, mas também aos parceiros e prestadores de serviços". 

Com o lançamento do laboratório, as equipas do Hospital de Santo António e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão já a trabalhar no desenvolvimento de novas soluções.

Citado no comunicado, o presidente do Conselho de Administração do SPMS, Luís Goes Pinheiro, destaca a "baixa utilização" das soluções tecnológicas que têm sido colocadas à disposição dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas também o papel que o CHUP tem desempenhado na implementação destas soluções tecnológicas.

"O Hospital de Santo António é um exemplo no que toca à transição digital da saúde e tem a coragem de ser pioneiro na aplicação de modelos que são depois replicados noutros hospitais", observa. 

Também o presidente do Conselho de Administração do CHUP, Paulo Barbosa, salienta que este é "mais um passo na integração dos projetos de Saúde Digital num ecossistema amplo, nacional e de caráter estruturante".

Neste momento, decorrem já iniciativas em diversas áreas, como da cirurgia vascular, cardiologia e enfermagem obstétrica, que tem tido "impacto na vida dos utentes" e "ganhos quantificáveis em saúde". 

Já a teledermatologia permitiu evoluir para projetos de âmbito "mais abrangente e intimamente interligados com projetos de investigação", como o GLIA do serviço de neurocirurgia, que foi distinguido, em 2021, com o prémio do "Boehring Ingelheim Award for innovation in Healthcare".

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.