Ministro Administração Interna anuncia esquadra móvel da PSP no Porto

Ministro Administração Interna anuncia esquadra móvel da PSP no Porto
| Política
Porto Canal / Agências

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro anunciou na tarde desta segunda-feira uma esquadra móvel da PSP no Porto de modo a reforçar o policiamento na cidade Invicta.

José Luís Carneiro garantiu que a "esquadra móvel da PSP" entrará em funcionamento já a partir do próximo sábado.

"Vamos avançar com unidades móveis de atendimento. Iremos encetar a 30 de julho, sábado pelas 12 horas, e queremos que essas unidades moveis de atendimento se deslocalizem para os locais onde há maior fluxo de turismo, no período de verão, nos diferentes espaços da cidade do Porto ", explicou o Ministro da Administração Interna.

Atualizado 25-07-2022 19:07

O ministro da Administração Interna vai ainda reunir-se hoje com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, nos Paços do Concelho.

Nesse âmbito, o governante disse ainda que pretende "dar seguimento a uma proposta" do autarca independente de utilizar espaços como Lojas do Cidadão e postos de atendimento aos turistas para "criar unidades de atendimento com recurso aos espaços municipais".

"Se as autarquias de freguesia assim o quiserem, podemos criar também essas unidades de atendimento nas freguesias", uma vez que "há matérias que são de cariz administrativo, que não são de natureza criminal", permitindo libertar "recursos humanos para poderem estar no patrulhamento", disse José Luís Carneiro.

Relativamente à polémica relacionada com a esquadra no Infante, no centro histórico da cidade, cujo atendimento ao público encerrou parcialmente, José Luís Carneiro disse que aquele estabelecimento tinha "uma média, por dia, de sete atendimentos" realizados por doze polícias.

Dizendo que a comandante do Comando Metropolitano do Porto, Paula Peneda, "tomou a decisão de manter o patrulhamento", José Luís Carneiro classificou-a como "uma boa decisão, dado que, como se vê, os números assim o justificam e assim o fundamentam".

"É uma prática já com alguns anos, não é nada de novo. Foi novo na esquadra do Infante, mas nas outras esquadras não é nada de novo, pelo menos há mais de cinco anos que essa experiência se desenvolve", completou, comparando o funcionamento às das escalas das farmácias.

No domingo, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara do Porto reagiu ao edital publicado naquela esquadra da baixa do Porto, no qual se lê que "por imperativos de ordem operacional o serviço de atendimento ao público está suspenso até às 16:00".

"Fui completamente surpreendido. Aliás, hoje falei com o comandante [da Polícia Municipal do Porto] Leitão da Silva e tive o cuidado de lhe perguntar se ele sabia de alguma coisa e ele [respondeu que] não sabia de nada. É uma situação que me preocupa muito", disse no domingo o autarca.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.