CCT: Fecho da refinaria de Matosinhos "continua a assombrar" Galp e Governo

CCT: Fecho da refinaria de Matosinhos "continua a assombrar" Galp e Governo
| Norte
Porto Canal

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal considerou hoje, reagindo aos lucros da Galp, que o encerramento da refinaria de Matosinhos, no distrito do Porto, é um "espectro que continua a assombrar" a administração e o Governo.

"Em dia de apresentação de resultados, o encerramento da refinaria do Porto é um espectro que continua a assombrar a Administração Amorim [maior acionista individual da Galp] e o primeiro-ministro, António Costa, pelo miserável serviço prestado ao país", refere a CCT da Petrogal num comunicado hoje divulgado.

A estrutura representativa dos trabalhadores reagiu assim aos lucros da Galp, que subiram 153% no primeiro semestre, face a igual período de 2021, para 420 milhões de euros, com os resultados a refletirem um "desempenho operacional robusto", divulgou hoje a empresa.

No entender da CCT, os resultados "são o prémio inacreditável da incompetência, dos despedimentos e da destruição social".

Os números hoje conhecidos "criam a expectativa de que também os resultados anuais batam recordes", afirmando a CCT que a refinação "retomou um lugar que era seu e que muitos acharam pertencer ao passado".

"Ao que parece, a morte da refinação foi mais um boato manifestamente exagerado", vincam os trabalhadores da Petrogal, considerando que as refinarias "continuam a ter um papel central na soberania energética do país".

A CCT "repetirá mil vezes que as refinarias continuam a ter um papel central na soberania energética do país, produzindo os combustíveis que continuam a ser necessários para alimentar as cadeias de abastecimento e a generalidade dos transportes", pode ler-se no comunicado de hoje.

Os trabalhadores apelidaram ainda os resultados semestrais de "estratosféricos", dizendo que poderiam "ser ainda mais massivos caso a refinaria do Porto continuasse a produzir combustíveis, produtos químicos e óleos-base".

"Estes resultados são um hino à falta de visão estratégica, ao seguidismo acéfalo, ou então não, apenas ao oportunismo de quem se tentou aproveitar de uma situação pandémica para concretizar os seus objetivos pequeninos", acrescenta.

A estrutura representativa dos trabalhadores considera ainda "estranho que quanto mais se fala de transição energética, mais sobem os lucros da petrolíferas", e que a "área das renováveis continua sem expressão nos resultados".

"A verdade teima a vir ao de cima e a escancarar os contornos lesa-pátria do encerramento da refinaria do Porto", segundo os trabalhadores da Petrogal.

A antiga refinaria de Matosinhos vai dar lugar a uma cidade da inovação ligada às “energias do futuro", no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Galp, a Câmara de Matosinhos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

No dia 21 de dezembro de 2020, a Galp comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a decisão de encerramento da atividade de refinação em Matosinhos, concentrando as suas atividades no complexo de Sines.

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.