Descentralização: António Costa reconhece que foi um "processo difícil"

| Norte
Porto Canal

António Costa esteve, esta tarde, na assinatura do acordo do processo de Descentralização entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios.

O Primeiro-Ministro esteve em Coimbra com os Ministros da Coesão, Saúde, Educação e Finanças.

O entendimento entre o executivo e as autarquias foi agora possível, depois de um longo período de negociação e polémica por causa da saída do Porto da Associação de Municípios.

Em causa estavam as verbas inicialmente previstas a transferir para as Câmaras Municipais na área da Educação.

Rui Moreira, autarca do Porto, foi um dos mais críticos do processo, o que culminou com a Câmara e Assembleia Municipal da cidade a aprovar a saída da Associação de Municípios.

António Costa reconheceu que este foi um processo difícil e só possível porque houve vontade de ambas as partes, mas lembrou que o processo vai continuar.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.