Carlos Moedas diz que Governo propôs aos municípios "uma meia descentralização"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jul 2022 (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), considerou hoje que o Governo propôs às autarquias "uma meia descentralização, indefinida e inconsequente", defendendo que "o país precisa de mais" do que o acordo que será assinado esta tarde.

"O Governo propôs uma meia descentralização, indefinida e inconsequente. As autarquias precisam de poder de decisão, com meios e responsabilidades claras. Porque sou um municipalista, considero que o país precisa mais do que este acordo assinado entre o Governo e a ANMP [Associação Nacional de Municípios Portugueses]", escreveu Carlos Moedas, que também preside ao Conselho Geral da ANMP, na sua conta no Twitter, juntando depois um 'link' para o seu artigo de opinião sobre o assunto publicado hoje no Expresso.

O Governo e a ANMP assinam esta tarde, em Coimbra, o acordo para a descentralização de competências nos domínios da Educação e da Saúde.

Na cerimónia de hoje está prevista a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Educação, João Costa, da ministra da Saúde, Marta Temido, da ministra da Coesão Territorial, que tutela as autarquias, Ana Abrunhosa, e da presidente da ANMP e da Câmara de Matosinhos, a socialista Luísa Salgueiro.

Na segunda-feira, a ANMP aprovou por maioria o acordo de descentralização de competências estabelecido com o Governo para as áreas da Educação e da Saúde, tendo os autarcas eleitos por PS, PSD e independentes votado a favor e os do PCP contra.

A negociação para a descentralização de competências nos domínios da Educação e da Saúde durou meses, foi muito criticada por parte dos autarcas e levou mesmo à saída da Câmara Municipal do Porto da ANMP.

Em relação ao setor da Educação, além de obras de manutenção ou de arranjos, no que se refere a intervenções de maior dimensão, como requalificações e reconstruções de estabelecimentos de ensino, a ministra da Coesão Territorial disse na terça-feira que ficou acordada com a ANMP uma lista de cerca de 450 escolas consideradas de intervenção prioritária.

Segundo Ana Abrunhosa, este acordo visa cumprir um compromisso passado do Governo e vai começar com intervenções em 335 escolas com obras consideradas "muito urgentes ou urgentes", obras que serão totalmente financiadas pela administração central.

Na área da Saúde, os municípios passam a poder "participar na definição dos horários dos centros de saúde", tal como previsto no novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde".

Tal como na Educação, a administração central assume as despesas com seguros de acidentes de trabalho, medicina do trabalho e ADSE de todos os trabalhadores que são transferidos para os municípios. Também faz parte do acordo o levantamento das intervenções nos centros de saúde, um levantamento que ainda não está concluído, segundo a ministra da Coesão.

MLS (RCS) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.