Eurocidade "Porta da Europa" deve começar a funcionar em setembro - Câmara de Almeida

| Política
Porto Canal / Agências

Almeida, Guarda, 22 jul 2022 (Lusa) - A eurocidade "Porta da Europa", que envolve Vilar Formoso e Almeida (Portugal) e Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo (Espanha), deverá começar a funcionar em setembro, disse hoje o presidente do Município de Almeida.

"A minha previsão é a de que, em setembro, conseguimos fazer esse início de atividade [da eurocidade]", disse hoje o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, à agência Lusa, em Vilar Formoso, à margem da inauguração de um 'photopoint' para que emigrantes e turistas passem pela vila e dinamizem a economia local.

O projeto da eurocidade Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro/Almeida/Ciudad Rodrigo foi apresentado pelos municípios de Almeida (distrito da Guarda) e de Ciudad Rodrigo (Espanha), no dia 01 de julho de 2020, em Vilar Formoso.

A eurocidade "Porta da Europa" está a ser criada para possibilitar a realização de projetos comuns que promovam o desenvolvimento daquele território.

Segundo o presidente da Câmara de Almeida, António José Machado, o projeto da eurocidade está aprovado pelas entidades portuguesas e "está em condições de poder ser feita a escritura da associação e iniciar a sua atividade".

O processo foi atrasado pelas entidades espanholas devido a um "pedido de alterações", justificou.

"Vamos retomar esses contactos agora, no início de agosto, para fecharmos essa questão e podermos fazer o registo dela e o início, e apresentarmos o plano de atividades, que esse trabalho já está executado", adiantou o autarca de Almeida.

António José Machado referiu que as entidades envolvidas estão com vontade de começar a trabalhar com o projeto, uma vez que está preparado "algum investimento para as zonas transfronteiriças".

"É importante que consigamos colocar a eurocidade em funcionamento e, depois, [o] mais importante seria termos esses apoios efetivos de investimentos nestas regiões, que bem precisam", sublinhou.

A criação da eurocidade é encarada como mais um contributo "em prol da cooperação" transfronteiriça, pois permitirá realizar um trabalho conjunto para a dinamização empresarial, a planificação e gestão conjunta de recursos humanos em determinadas áreas e o desenvolvimento de um plano de feiras e eventos.

Tem como objetivos, entre outros, estabelecer mecanismos de gestão e revalorização do território, com capacidade de fixar e atrair população, de criar e consolidar dinâmicas de emprego, bem como garantir a fixação de investimento de base produtiva e "implementar medidas que eliminem ou minimizem os custos de contexto que tanto penalizam as empresas e os cidadãos" locais.

A eurocidade "Porta da Europa" terá sede em Vilar Formoso e a sua presidência será rotativa, por um período de dois anos, iniciando a atividade com a liderança do presidente do município de Almeida.

 

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Manuel Pizarro renuncia cargo da empresa da qual era sócio-gerente

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, renunciou o cargo da empresa na área da saúde da qual era sócio-gerente. Segundo avança a 'SIC Notícias', o gabinete do atual ministro da Saúde adiantou que a "empresa em causa irá dar continuidade ao processo de dissolução".

CNE diz que propaganda política é “livre” e vê possível crime da Câmara de Lisboa

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) considera que a atividade de propaganda política é “livre” em locais públicos e que a retirada de ‘outdoors’ em Lisboa por parte da Câmara Municipal pode constituir crime.

Marcelo anuncia próxima reunião do Grupo de Arraiolos para 05 e 06 de outubro no Porto

O Presidente da República anunciou esta quinta-feira que a 18.ª reunião do Grupo de Arraiolos, que junta anualmente chefes de Estado não executivos da União Europeia, se irá realizar em 05 e 06 de outubro do próximo ano, no Porto.