Santos Silva quer travão ao discurso de ódio na AR e não exclui candidatura a Belém

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 21 jul 2022 (Lusa) -- O presidente da Assembleia da República (AR), Augusto Santos Silva, defendeu hoje a sua intervenção em relação ao Chega como um travão ao discurso de ódio e não descartou uma candidatura nas próximas eleições presidenciais.

Em entrevista à RTP2, o líder do parlamento sublinhou dirigir os trabalhos "no cumprimento das obrigações constitucionais e regimentais", assinalando a "colaboração de todos os grupos parlamentares" e recusando "problemas" em relação ao partido presidido por André Ventura, que hoje abandonou o hemiciclo em protesto contra Santos Silva durante o debate sobre a revisão da lei dos estrangeiros.

"Entendo que defender o prestígio da AR passa também por evitar que o discurso de ódio repercuta na AR. Portanto, tenho feito observações de acordo com as minhas obrigações regimentais sempre que os deputados se excedem, recorrem a injúrias ou caem na tentação de afirmações xenófobas. Nessas circunstâncias, limito-me a assinalar que o entendimento do parlamento português é completamente diverso", afirmou.

Reiterando a defesa de Portugal enquanto "um país aberto e treinado na emigração e na imigração", Santos Silva lembrou ainda que nenhuma decisão sua com efeitos na condução dos trabalhos é irrecorrível: "A qualquer momento, qualquer partido pode recorrer para o plenário de decisões que eu tome no que diz respeito à admissão de projetos ou à condução dos trabalhos, o que, aliás, tem acontecido".

O presidente da AR foi também questionado sobre o seu futuro político e o cenário de uma eventual candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026, mas não excluiu nenhuma possibilidade.

"Não rejeito nada em absoluto, porque se o fizesse não tinha procurado servir o meu país onde era necessário e entendido como mais útil. Seria desrespeitoso dizer mais do que isto; desrespeitoso para os deputados e para o atual Presidente da República, que está na primeira metade do seu mandato e com o mérito que os portugueses lhe reconhecem. Lá para 2025 falaremos das presidenciais. Entretanto, vamos trabalhando em conjunto", resumiu.

Santos Silva considerou igualmente que o ex-presidente do PSD, Rui Rio, "merece a gratidão" expressada pelo primeiro-ministro, António Costa, no debate do Estado da Nação, nesta quarta-feira, após quatro anos de Rio no papel de líder da oposição. Já sobre a atual situação política do país e o reconhecimento pelo líder do Executivo que "o país está pior" do que há um ano, o presidente da AR lembrou os efeitos da guerra na Ucrânia.

"Portugal e a União Europeia (UE) passam por um momento difícil e essa crise tem uma razão clara: a invasão da Ucrânia pela Rússia. Portugal é até dos países que tem revelado maior resistência e capacidade de proteção face a essas consequências negativas e até vai ser o país que mais cresce na UE este ano, mas isso não nos deve desviar do facto de que temos de responder à inflação", concluiu.

JGO (JF/ARYL) // RBF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.