Crescimento da zona euro mantém-se, mas com diferenças entre setores

| Economia
Porto Canal / Agências

Frankfurt, Alemanha, 22 jul 2022 (Lusa) - As 71 maiores empresas da zona euro notam que o crescimento da atividade económica se mantém, embora com diferenças entre setores, de acordo com um inquérito do Banco Central Europeu (BCE).

As empresas disseram ao BCE entre 20 e 29 de junho que, "apesar dos sinais de enfraquecimento da procura em alguns setores, a atividade global tem sido mais resiliente nos últimos meses do que muitos tinham previsto dada a incerteza criada pela guerra na Ucrânia e o aumento da inflação".

A recuperação foi "particularmente forte" nos setores que mais beneficiaram da flexibilização das restrições adotadas durante a pandemia, mesmo que tenham enfrentado escassez de pessoal.

As reservas turísticas para a primavera e verão atingiram ou ultrapassaram os níveis pré-pandemia.

A procura de vestuário e outros artigos pessoais também está a recuperar, de acordo com o BCE.

No entanto, os produtores e retalhistas de alimentos observam que estão a ser consumidos mais alimentos em casa e menos fora de casa em resposta à elevada inflação dos alimentos e que estão a ser consumidos produtos menos caros.

A procura de bens domésticos está também a diminuir devido à baixa confiança dos consumidores.

A procura está a descer no setor da construção, especialmente no setor residencial, devido à subida das taxas de juro, ao aumento dos custos e à "elevada incerteza".

A atividade da indústria transformadora permanece limitada em termos de oferta, com longos atrasos de encomendas, e as novas encomendas já estão a cair.

Muitas empresas afirmaram que as pressões salariais estão a aumentar, embora com divergências entre países em função do calendário das negociações salariais e da duração dos contratos, que dificultam quantificar o crescimento dos salários.

Três quartos das empresas esperam que as negociações salariais atuais ou futuras impliquem um crescimento salarial mais elevado em 2023 do que em 2022.

A maioria estima que o crescimento salarial em 2022 se situará entre 2% e 4%.

A capacidade de negociar aumentos salariais e o poder de compra é menor em países ou zonas com elevadas taxas de desemprego.

MC // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.