Fisco volta a alertar para 'emails' falsos sobre regularização tributária de contribuintes

Fisco volta a alertar para 'emails' falsos sobre regularização tributária de contribuintes
| Economia
Porto Canal / Agências

Pela segunda vez em duas semanas a Autoridade Tributária emitiu um aviso aos contribuintes sobre mensagens fraudulentas enviadas em nome do Fisco.

Um alerta sobre mensagens fraudulentas supostamente provenientes da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para regularização da situação tributária de contribuintes foi publicado no Portal das Finanças, sendo o segundo aviso em menos de duas semanas.

O Fisco explica ter conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido para eventual regularização da sua situação tributária.

Exemplos do corpo das mensagens referem-se ao envio da declaração e processo de execução de dívidas fiscais, e à recomendação de regularização da situação, acedendo a um link para a obtenção de informações mais detalhadas.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", esclarece a AT.

Um outro aviso foi publicado há menos de duas semanas pelo Fisco, alertando também sobre o envio de mensagens de correio eletrónico fraudulentas, supostamente provenientes da AT, nas quais era pedido que se carregue num link para recebimento de um alegado reembolso de IVA.

"O seu objetivo [do email fraudulento] é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", advertia também nesse alerta publicado em 8 de julho.

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.