China mantém taxa de juros de referência em 3,7%

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 20 jul 2022 (Lusa) -- O Banco Popular da China (banco central) anunciou hoje que vai manter a sua taxa de referência para empréstimos em 3,7%, pelo sexto mês consecutivo.

A taxa referencial para créditos (LPR, na sigla em inglês) registou a sua última variação em janeiro, quando o banco central a reduziu, de 3,8%.

O LPR a cinco anos também não se alterou, mantendo-se em 4,45%. A última queda foi em maio, de 4,6% - o maior corte desde que foi criado, em agosto de 2019.

Os dados estão dentro das previsões dos analistas.

O LPR é calculado a partir das contribuições de preços de uma série de bancos - incluindo pequenos credores que tendem a ter custos de financiamento mais altos e maior exposição a crédito malparado - e visa reduzir os custos dos empréstimos e apoiar a "economia real".

JPI // VQ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.