Portugueses estão a apostar cada vez mais em Timor-Leste - AICEP

| Economia
Porto Canal / Agências

Díli, 01 jul (Lusa) - O administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Gonçalves, disse hoje que os portugueses estão a apostar cada vez mais em Timor-Leste e nas "oportunidades" que há no país.

"A presença portuguesa tem crescido bastante e neste último ano cresceu cerca de 200 pessoas o que é sinal de que Portugal e os portugueses estão a apostar cada vez mais em Timor e nas oportunidades que há em Timor", afirmou Pedro Gonçalves.

O administrador da AICEP chefia uma delegação de cerca de 10 empresas que está em Díli a participar no nono encontro de empresários para a cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que decorre entre hoje e quarta-feira na capital timorense.

Segundo Pedro Gonçalves, atualmente existem "diversas possibilidades" de investimento em Timor-Leste, nomeadamente nas áreas das infraestruturas, agricultura e turismo.

"Portugal pode e as empresas portuguesas podem ter aqui uma palavra a dizer quer na área das infraestruturas (...) quer na área do turismo, que é um investimento muito forte do governo de Timor e Portugal tem cartas para jogar nesse jogo, quer na área da agricultura, em plantações como o café ou o bambu", salientou Pedro Gonçalves.

Dedicado ao tema "O novo paradigma de investimento em Timor-Leste", o encontro tem como objetivo estimular as relações comerciais entre empresas e países participantes.

O encontro é organizado pela Agência Especializada de Investimento em Timor-Leste em colaboração com a embaixada de Timor-Leste em Pequim, o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial em Timor-Leste e o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

As empresas portuguesas presentes no encontro representam os setores da defesa e segurança, construção civil e engenharia, ambiente, vinhos e azeites e serviços.

MSE // JCS.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.